Pela primeira vez, a empregada fez falta

Às vésperas de completar quatro anos sem empregada, pela primeira vez, estou cogitando voltar a ter uma na minha vida… as meninas estão em recuperação no colégio, com perigo real de repetir de ano, sendo que uma delas está fazendo vestibular. Um absurdo. Eu e meu marido estamos nos perguntando se isso tudo não está acontecendo porque não tem ninguém dentro de casa para cobrar horário de estudo, fiscalizar se estão na internet ou vendo televisão.

Eu nunca precisei que ninguém me colocasse para estudar. Minha mãe sempre trabalhou fora e eu só fiquei em recuperação uma vez na vida, em matemática, na 3a série do ensino fundamental, pra nunca mais. Fico me perguntando que tipo de valores eu passei para minhas filhas, para receber de volta uma situação vergonhosa como esta. Tenho uma grande amiga que sofre problemas sérios de dependência química, esteve internada toda metade deste ano e, ainda assim, os filhos dela passaram de ano direto. Esses meninos passaram a metade do ano SEM MÃE e respeitaram a coisa mais importante da vida deles, que é estudar.

Que tipo de adulto estou criando para o mundo? Ontem, minha filha menor, que ficou em CINCO matérias, disse que isto não era nada demais!!! E ainda chorou dizendo que eu era injusta ao proibir tudo que era relacionado à tomadas na casa. A minha vontade nesta hora foi deixar que o mundo ensine, mas minha religião não permite…

Meu marido está revoltado, disse que vai cortar tudo, mesmo, que não gasta mais nenhum centavo com nada além de casa, comida e escola. Eu sou daquelas pessoas que dá a ordem e espera que ela seja cumprida, sem ficar cobrando resultados, porque o resultado é obrigação do outro, mas lá em casa não funcionou. Eu tinha tanta vergonha de ficar em recuperação que estudava matemática, física e química (que eu odeio) loucamente, para tirar uma nota que desse para passar.

Bom, me sinto desrespeitada e envergonhada cada vez que leio no Facebook que uma amiga minha já está viajando de férias com o filho que passou direto…

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “Pela primeira vez, a empregada fez falta

  1. patricia

    querida

    Calma! pelo menos uma vez na vida os estudantes ficam em recuperação… pelo menos, é melhor q ela “tomo um esfrega” (como dizia minha avó) agora do que mais tarde, no mercado de trabalho,m que , realmente, marca a vida da pessoa.é interessante mostrar pra elas o q as espra, que a vida é mais do que escola, que o mercado de trabalho e o mundo adulto não tem segunda época… na minha familia isso sempre deu certo: Minha ,ãe mostrava uma pessoa q tinha um sub emprego e perguntava pra gente: é isso q vc quer pra vc? passar o resto da vida contando moedas? Se não é, estude, tire boas notas e SEJA RESPONSÁVEL! seja uma pessoa em quem os outros podem confiar, seja na sua palavra, seja deixando um trabalho com prazo que vai ser respeitado!
    Quanto à empregada, acho q vc n está perdendo nada neste quesito d cobrança: Elas mal tem valores para si mesmas! Veja Bem: vc marca um dia, elas n vem, horários, nem sempre respeitam, sem falar que a maior parte delas falam q estudo é problema dos pais, q elas n tem q cobrar nada! Então, o máximo q uma empregada ia fazer por vc aí é tirar o peso das responsabilidades domésticas pra vc ficar em cima das suas filhas…
    Bjim e boa sorte. Elas vão passar d ano sim, nem q seja pra ficar junto com as amigas na mesma classe!

  2. Marisa

    Tbém concordo c/a Patricia… Nenhuma empregada vai olhar as suas filhas, nem qdo elas são menores como os meus filhos. No geral, acabam é dando mal exemplo. O jeito é vc pegar no pé delas, como parece q vc estão fazendo. Qto a ficar envergonhada com isso… francamente, quem tem de ter vergonha são as suas filhas… O meu sobrinho perdeu o ano uma vez, por vagabundagem pura, e a minha irmão fez ele passar um ano a “pão e água” kkkk. Aprendeu a lição.
    Abs, Feliz 2012

    • Você tem TODA razão! Elas passaram de ano, mas eu não vou dar mole mais. A mais velha passou no vestibular, mas não vou deixar ela ter férias. Já matriculei em três cursos de extensão, para a carreira dela, que durarão todo mês de janeiro.

  3. Não vejo que o problema esta na ausência de empregada domestica no seu lar, e sim que seus filhos (as) não esta valorizando a boa vida que eles tem, a oportunidade de estudar sem precisar se preocupar com mais nada porque tudo o papai e mamãe proporciona semana, mês e ano para o conforto de todos! Eu disse retribuir?! Desde quando estudar fará bem aos pais?! Fará bem aos próprios filhos quando se deparar com a realidade da vida e estiverem preparados para qualquer situação! A bíblia diz:Honrai seu pai e sua mãe para que seus dias seja prolongado na face da terra! Não precisa ser muito religioso(a) para os filhos compreender que não é o pecado, castigo que fará a falta do estudo e sim a vida, a sociedade que atropela sem piedade aqueles que estão despreparados! Novidade isso?!
    Vale uma conversa franca, diga aos seus filhos a realidade da vida, mostre os inúmeros
    “exemplos” que podem ser observados como forma preventiva do possível sofrimento.
    Bater não adianta, cortar mesada, regalias enfim mostra que eles(as) seus filhos(as) teriam que respeitar seus pais a troco de que? A troco de lhe dar HONRA E ADMIRAÇÃO POR TEREM FILHOS MARAVILHOSOS! OBRIGAÇÃO DOS FILHOS! Dado ao respeito de todo esforço na criação dos mesmos.
    * Desculpe pelas palavras em Caps Lock, usei tamanha minha indignação, pois tenho visto vc sempre escrever falando muito bem e com carinho dos seus filhos…
    Ate foto no blog com elas…
    Tsc, tsc! Coisa feia o que estão fazendo..
    A vida nunca foi fácil e se for não será gratificante, pois nunca provara o sabor da conquista e vitoria merecida do esforço e dedicação ao seus objetivos!
    O pai e a mãe tem sido fieis no comprometimento em dar educação e dignidade de vida para os filhos, em valor a isso a retribuição dos mesmos com respeito a tudo que lhe foi proporcionado, satisfazendo assim os pais com muito amor, carinho e orgulho!
    Que este ano de 2012 seja para que eles entenda o amor e dedicação que vcs tem por eles!
    Boa sorte!
    Bj,
    Daiane/SP.

  4. Pingback: Brazil: Domestic Work in Transition :: Elites TV

  5. Pingback: Brasile: lavoro domestico e integrazione sociale

Deixe uma resposta

