O roubo da empregada

Minha amiga achou o "armário" dela na casa da empregada...

Mais de 50 peças de roupa foram roubadas

Nem gosto muito de tocar neste tipo de assunto, pois sei que assusta a maioria de nós, mas este caso foi inacreditável. A empregada estava na casa da minha amiga fazia cinco meses e, pelo visto, ela roubou o equivalente a uma peça de roupa por dia! Minha amiga demorou a desconfiar porque a maioria das roupas era dos filhos. Só que sumiu um vestido Dolce & Gabbana … ela chamou a polícia e foi bater na casa dela. Qual não foi o susto ao ver que centenas de roupas dos filhos estavam lá. A polícia teve que ajudar a carregar!

Hoje, ela diz que, muitas vezes, perguntava onde estava determinada roupa e a empregada “achava” no dia seguinte, sempre alegando que estava nos brinquedos da filha pequena da minha amiga. A vaca ainda colocava a culpa na criança! Eu tive uma empregada que, em todo jogo do Brasil, levava uma das camisas da seleção, do meu marido. Outro dia, uma leitora estava assustada por ter achado sua toalha de mesa na bolsa da empregada.

A verdade é que é mais comum do que a gente imagina, essa postura de pegar emprestado sem pedir. Não foi o caso da minha amiga, ela foi roubada de forma descarada, mas a maioria de nós passa ou passará por estes “empréstimos”. Confesso que não sei o porquê de muitas delas fazerem isto. Vergonha de pedir, medo de receber um não, descaso conosco? Não sei…

A única coisa que eu sei é que não passo mais por isto. Mês passado, mandei minha faxineira embora, estamos sozinhos novamente e, por enquanto, muito felizes! Em breve, farei um post sobre o ocorrido e como foi este primeiro mês sem ninguém.

64 Comentários

Arquivado em Uncategorized

64 Respostas para “O roubo da empregada

  1. Paola

    Olá! Estou desconfiada que a minha faxineira está levando cotonetes, pastilhas adesivas de colocar no vaso sanitário e papel higiênico. Isso mesmo, eu estou dando falta de coisas sem muito valor material, mas que estão minando a minha confiança nela.
    Quando eu trabalhava em período integral e não encontrava com ela, sumiam em média de 8 a 10 frutas por vez que ela vinha aqui em casa, e eu tb desconfio q ela pegava e levava pra casa dela.
    Agora q eu fico aqui em casa enquanto ela está, ela come umas 3 frutas… Estranho, não?
    Mas estou bem atenta e se eu pegá-la, não vai ter como mantê-la.
    Por que elas tem essa mania de mexer nas coisas dos outros???

  2. She

    Bom, eu tinha uma mensalista, e depois que percebi que ela e e uma diarista uma vez por semana era a mesma coisa, a mandei embora.Mas me enganei, a diarista faz mais que ela fazia a semana inteira. No lugar do salário dela coloquei a prestação de uma lavadora lava e seca e uma maquina de lavar louça. Que maravilha!!!!!
    E agora estou com uma diarista uma vez por semana, a segunda depois da mensalista, porém sumiu uma camisa minha, já revirei tudo e não acho,Deus me livre ser falso testemunho, mas não sei se é a atual ou a outra que deu sumiço, levou, queimou enquanto passava sei lá.
    Falta pouco pra eu desistir até mesmo de uma diarista..
    Trabalho o dia inteiro a semana toda, tenho um filho de 2,5 anos, não queria passar meus fins de semana limpando a casa, ao invés de dar atenção pro meu filho e descansar…
    Mas olha, to tentando achar alternativas, não consigo confiar em mais ninguem..
    She

    • Marcia

      She, sabe qual é o problema? muitas donas de casa contratam empregadas sem referências e também não checam as mesmas. Eu pedia nº contato, endereço completo e um comprovante de residência e duas referências. Ligava para as casas de patroas que elas davam em dia e horários diferentes. Se ela mentiu, vc descobre. Aconteceu comigo.

  3. Daiane

    Eu já postei algumas vezes aqui no blog e agradeço a oportunidade concedida para que possamos tbm desabafar e dividir nossas experiências sejam quais for.
    Vou contar que há 2 meses atrás minha empregada roubou meu jogo de seis copos estilo oriental e florido que havia pago muito caro! Ainda me levou emprestado e sem pedir ou devolver o massageador eletrico com esfera vibratoria!!!!!
    Gente isso não é necessidade básica de um ser humano para dizer ou justificar que roubou por fome,doença e sim por vaidade gerada pela cobiça do que não lhe pertence!
    Isso porque eu dou cesta básica todos os meses como auxílio e salário maior que o estipulado pelo governo de SP!
    Qual a diferenca de pagar o justo ou pagar pouco, tratar bem ou com rispidez a sua funcionaria domestica se a mesma trai sua confianca?
    Acontece que elas traem nossa confianca por pura maldade mesmo, uma forma consciente ou inconsciente de nos provocar, desafiar, testar nossos limites e fazer sentir ilusoriamente que nos domina ou leva grandes vantagens sobre nós!
    Porque estas citadas anonimamente acima não são as verdadeiras profissionais do lar e sim ladras que finge prestar serviço para nos furtar, usam de contrato e vínculo empregaticio doméstico para destruir a categoria que trabalha com honestidade e competencia!
    Ficamos nòs contratantes, temerosas, desconfiadas, tristes e frustradas por quem nos devem no mínimo respeito já que por muitas vezes o serviço prestado deixa a desejar!

    Daiane SP/Capital.

    • Oi Daiane!
      Tem empregada doméstica e ladra. Quando uma empregada leva uma coisa escondido, para fazer uma festa em casa, por exemplo, e devolve, é desvio de caráter, mas com certeza ela não entrou na sua casa com o intuito de roubar. É errado? Sim, muito! Deve ser mandada embora? Com certeza, pois houve quebra de confiança, mas não é a ladra clássica, como a do meu post, que tem de ir para a cadeia. Quando se chega ao ponto que você está, realmente é difícil ter empregada em casa. Eu estou na fase sozinha, sem nem diarista, mas confesso que a família tem passado o final de semana fazendo faxina. Por enquanto, ninguém está reclamando, mas tenho certeza de que será por pouco tempo. Relaxe e siga em frente, pois não dá para ficar sem, pelo menos, uma diarista, quando se tem filho pequeno.
      bjs!

  4. Daiane SP

    Ela foi presa? A minha não, apenas foi despedida. Não citei ocorrido.
    Ladra clássica? Existe? Ladra básica, ladra clássica, ladra eventual, ladra do que mais?! Vai ter que me desculpar perante minha revolta.
    A diferença entre a minha ex funcionaria e a do post referido è que uma roubou pouco porque descobri a tempo e a outra citada acima quase levou o guarda roupa inteiro! Mas ambas são ladras roubando pouco ou muito! Sorte minha que percebi logo antes dela me dar sérios prejuízos. Porque todas nós temos objetos de grande valor em casa. Algumas começam assim pegando uma coisinha simples para fazer teste e depois quando sente segura rouba objetos relevantes vezes de valor sentimental ou até relógios de 50 mil reais!!! Mas o problema que não è sempre que consegue colocar essas ratas na cadeia! Vou discordar quando disse que elas não começam trabalhar intencionadas a roubar. Acredito que elas já estão de mãos lisas e ágeis há muito tempo em outros empregos quais como eu ninguém havia denunciado.
    Para tudo existe um começo.
    Roubar comida, roupa, sapato, bolsa, cheque, caneta Mont Blanc, aparelhos eletrônicos não importa o valor e sim que roubo nunca terá justificativas, diferenças ou classificações!
    Ser presa ou responder judicialmente, punições ou apenas sujar o nome da fulana deveria ser aplicado em quaisquer roubo como forma de inibir esses atos! Agora roubar uma bolsa da 25 de março poderia ser considerado básico em relação a uma bola Chanel? Roubo clássico…(?) Gente absurdo! Ladra chique com gosto refinado a comparar com a ladra pão com ovo qualquer delas merecem ser no mínimo fichadas na polícia. Pena que eu não tenho provas…. Já a sua acredito ter sido enquadrada em flagrante, né? Tomara!

  5. Daiane SP

    Voltando para agradecer sempre o seu retorno. Já estou com a minha gastrite no ápice da dor! E não há omeprazol que alivie! Sinceramente sou casada há 4 anos, não tenho filhos porque ainda estou voltada para carreira profisisonal e tenho horror a vida de limpar, passar e cozinhar!
    Falem mal ou não mas eu vivo assim: admitindo e demitindo mas a única terapia que vou ter è com a psicóloga porque ter-a-pia cheia de louça para lavar….tsctsc jamais! Hahahahaa.
    Haja coragem, resistencia, paciência….entrevistas!
    E que a próxima venha. Um dia eu acerto.

    • Mas é assim mesmo, tem gente que vai ter empregada o resto da vida sem se incomodar com os ônus. Eu sou uma revoltada nata! Hahaha! Falando sério agora, o meu incômodo é a forma como esta relação evolui, sempre de um serviço ótimo nos primeiros dois anos, para um serviço péssimo e um nível de intimidade e intromissão na minha vida totalmente desagradável. Quando construí minha casa, há 12 anos, a primeira frase que falei para a arquiteta foi “quero uma casa plana e pequena, para eu poder demitir todo mundo no dia em que eu me irritar”. Ná epoca, eu tinha uma empregada, duas babás e um motorista. Me arrepio só de pensar nesse gente toda lá em casa! Como eu nunca proibi de comer nada da geladeira (hoje eu agiria de forma diferente!), nunca pude comprar um queijo francês ou um ketchup heinz, por exemplo, para não me irritar. Minha última empregada comia sozinha um vidro de ketchup a cada 15 dias. Imagine se eu tivesse em casa o Heinz, que custa R$ 25 o vidro?! Seriam R$ 50 de ketchup por mês só com a empregada! Toda vez que coloco coisas relacionadas a controle da geladeira, recebo comentários me recriminando, ou de empregadas domésticas ou de pessoas que, provavelmente, ou têm muito dinheiro ou não têm dinheiro para comprar coisas caras. Não aceito estes comentários, porque este não é o objetivo do blog. Aqui é o lugar para pessoas como nós que precisam desabafar ou pegar dicas para resolver problemas com empregadas.

      • Daiane SP

        Excelencia na resposta como sempre!
        Isso mesmo…concordo plenamente.

        Deixa eu te cooontar!!! ahaha
        Lembra da Cida? (a fumante)….o passarinho na janela da cozinha…
        Ok, abri mão do serviço dela por causa do cigarro e o cheiro forte. Lembra?
        Isso já tem 3 meses + ou -, mas na semana passada ela me ligou pedindo para voltar e disse que eu não sentiria mais o cheiro de cigarro quando ela passar pelo corredor…
        Combinado! Voltou, já esta em casa, limpando muito bem como antes e preocupada com meu inicio do regime.
        Nada de cigarro, apenas o cheiro do creme Kolene* nos cabelos.
        Gosto dela, “parece que ela gosta de mim tbm” hehe, digo.. é o que ela demonstra, né. Veremos até quando dura essas juras de amor eterno.
        Avisei que cerveja só de sexta! Pasme, isso mesmo…eu convidei ela no final do expediente para beber comigo na cozinha sexta passada.
        Receita básica: 1 litro de Nortenã para cada…enquanto isso camarão alho e oleo, lulas á dorê e muita fofoca: da vida dela obviamente!
        Então Cideeenha me contaaa…..menina!
        hahahahahaa, sou terrivel. Informações atualizadas com êxito.

        Qualquer coisa eu volto aqui….para falar bem ou mal…qualquer evolução relevante ou frustante.

        Beijos.
        Daiane (feliz…feliz)…risos

      • Marcia

        Concordo contigo! passei por essas situações também. Na época que eu tinha empregada, comecei a usar uns produtos de limpeza da marca Amway, muito bons. Tinha um que era organico concentrado – LOC, maravilhoso pra tudo! expliquei para a dita cuja a dosagem que deveria usar num balde com água. Pois a mardita detonou o frasco numa semana! na época (2006), custava por volta de R$ 20,00. Fora outras coisas como vc falou que não dava mesmo para comprar porque elas não tem chá de semancol.

  6. Paola

    Sobre o assunto geladeira…
    Eu tb ando quase desistindo de ter apenas uma diarista uma vez por semana…
    A minha, a cada vez q ia em casa, tomava um litro de iogurte, um de leite, sumiam umas 10 frutas e algumas vezes mais um pão de forma inteiro.
    Além disso, se haviam outros iogurtes fechados na geladeira, ela abria todos e tomava um pouco de cada…..
    Caixas de suco que estavam na geladeira ela tb tomava um litro e abria os q estivessem fechados….
    Acabava com o achocolatado do meu marido e tb abria os refrigerantes…
    Agora eu deixo apenas o básico na geladeira e escondo todo o resto…
    O meu iogurte fica escondido na adega, e as frutas melhores (como morango, uva e pêssego) tb…. Ás vezes lamento pq a adega não é um pouco maior! ehehehe
    Não deixo nada gelando na geladeira…
    O dia q ela vem tem apenas o básico, pq se essa mulher fosse mensalista, não ia ter como pagar a conta do supermercado e o salário dela….
    Parece um enxame de gafanhoto, q por onde passa causa a destruição!

    • Oi Paola!
      A verdade é que como, na maioria das vezes, eles não podem comprar coisas caras, se aproveitam da nossa boa vontade. Eu tinha um motorista que comia as coisas pelo preço da etiqueta. Uma vez o peguei falando o seguinte: “nossa, três reais esse pão estranho! vou comer só para saber que gosto tem!”. Era um pão folha, ele comeu um pedaço, achou ruim e deixou o resto lá para mim, com a baba dele… tem gente que tem duas geladeiras em casa. Eu, particularmente, acho melhor combinar um preço a mais, para a pessoa trazer comida de casa, e proibir de abrir a geladeira. Quando vou contratar, pergunto logo como a diarista faz para almoçar. Se ela fica muda, é sinal de que vai querer comer lá em casa, então, eu digo que pagarei mais R$ 10 para ela tomar apenas água. E, mesmo assim, às vezes, dá problema. Eu tenho um arroz indiano que custa os olhos da cara. A última faxineira, que mandei embora tem dois meses, resolveu fazê-lo! E ainda deixou a panela para eu lavar…

    • Marcia

      ahahahahahahahahahahahahha

  7. Paola

    Eu entendo q às vezes a pessoa não pode comprar coisas melhores, e por isso, nunca coloquei qualquer tipo de restrição à geladeira. Comecei a esconder as coisas quando o abuso já estava passando dos limites.
    Eu acho que a pessoa pode comer sim, pode tomar um copo de iogurte, um copo de suco, comer frios, etc. sem problemas.
    O problema é querer tirar a barriga da miséria e comer loucamente todas as coisas boas que ela encontra pelo caminho.
    A faxineira tb trabalha na casa da minha sogra, e pra vcs terem uma idéia, ela ABRIU a bolsa da minha cunhada, fuçou, e comeu um chocolate Lindt que estava guardado dentro da bolsa!
    Ela é uma pessoa mto cara, não sei se R$10 resolvem o problema não… ahauhauahah
    As coisas são tão complicadas que me dá desânimo…. ;_;

  8. Silvia M Coutinho

    Gente, estava com uma nova faxineira com referências cobrindo a minha outra faxineira que foi ter bebe. Estava faxineira estava comigo a apenas 3 meses, fui viajar e solicitei a ela que por favor, ficasse com as chaves de minha casa e fizesse uma faxina antes de eu retornar. Quando retornei de viagem achei muita coisa estranha em casa, as paredes que tinham acabo de serem pintadas de branco estava com varias marcas de mãos, minha cama estava com “pegadas”, o pote de sorvete da geladeira desapareceu, leite, sacos de lixo, panos de limpeza, sabão em pó. Na hora me deu uma angústia pq para mim não existe este negocio de ladra eventual, ladra formal, etc. Para mim é ladra, mesmo que pegue uma “agulha”, pois bem fiquei ressabiada e meu marido resolveu fazer o teste da idoniedade. “Ele colocou dinheiro em um pote em cima da geladeira, pouca coisa somente para verificar como se comportaria a dita cuja. Pois bem, minha filha de 2 anos acordou e subi ao quarto para busca-la (a esta altura não deixa esta mulher mais sozinha em casa), cerca de 5 minutos ela pegou uma parte do dinheiro R$ 10 e mexeu na minha bolsa tirando do aparador e pondo na beira da escada. O mais estranho foi que eu estava fazendo uma limpeza na minha bolsa e retirei minha CHN e uns boletos de cartão e não me dei conta. Qdo ela foi embora fui verificar o pote. Ahhh a ratazana caiu na armadilha, levei um choque pq a gente acredita no ser humano, bem dps de um tempo me dei conta da minha CNH, sumiu…. Ela pegou procurei em todos os lixos, fiquei desesperada, numero do cartão, CNH boa coisa não vai dar, fiz um BO imediatamente, alegando extravio. Bem, passado um tempo achei minha CNH rasgada e demais docs no lixo que iria para a reciclagem, realmente não entendi a atitude desta psicopata, dispensei.

    • Silvia, é assustador mesmo. Eu estou para contratar outra faxineira e essa angústia também passa na minha cabeça. Decidi comprar um cofre. Se roubar alguma coisa, não vai ter grande valor e eu vou perceber rápido, pois tenho pouca coisa em casa. Fazer o que…

      • Paola

        Silvia, q horror! Q bom q vc não deixou para lá e fez o BO!
        Infelizmente, eu não confio a chave de casa a ninguém qdo viajo, apesar de já ter tido a mesma idéia q vc, não tive coragem de colocar em prática…
        Nessas ocasiões, deixo a chave de casa apenas com meus pais, sogros ou algum outro parente de confiança, pq realmente pode dar problema.
        Sobre objetos de valor, eu tb coloquei todos eles dentro de uma gaveta com chave, pq se sumir algo, será uma coisa de baixo valor….

  9. silvia m coutinho

    Arrumei uma faxineira que eu ja conhecia, faz td mesmo o q vc precisar mas cobra caro mais de cem reais por dia, mto detalhista limpa ate o rodape . Fiquei feliz mas confesso que me cansou a faxina dela de treze horas, pedi para ela naomexer na pia fogao microondas e geladeira qude eu mesma limpava ela achou que eu sou louca. Mas eu ustou acostumada a ouvir nao sou passadeira, faxineira nao faco isto nem aquilo, ela faz td mas tem que pagar mais’ valeu mto a pena pq as outras eu pagava um pouco menos e ficavam escolhendo o servico!

    • Paola

      Sílvia, eu acho que você está corretíssima….
      Se eu encontrasse alguém que cobrasse um pouco mais caro, mas que fizesse tudo direitinho, seria ótimo!
      Relaxa e deixa ela fazer todo o serviço, pois se ela é detalhista, as coisas devem ficar mto bem feitas! Q bom q vc a encontrou!
      Eu vou mandar a minha faxineira embora hoje, e vou contratar uma empresa de faxina. Vou experimentar dessa forma, mais profissional, vamos ver.
      A gracinha da faxineira chegou aqui em casa quase 11h, porque eu descobri através do porteiro que ela estava em outro apartamento fazendo faxina…. A lindinha quer fazer duas faxinas no mesmo dia,olha que amor…. Quem que chega para fazer faxina às 11h???
      Chega….

      • Alessandra

        Oi gente! Acompanho o blog há meses e agora me animei a escrever! Mudei de casa há um ano e meio e minha antiga faxineira de 10 anos não pôde me acompanhar. Aí começou a via sacra de faxineiras… Já dispensei 3… Vejam o que a terceira aprontou esta semana… Às 9h vi da minha sacada a fulana caminhando da portaria até meu prédio… Feliz, por ter chegado às 9h, já fui abrindo a porta… 9:15, 9:30 nada… 9:45 interfonei na portaria que me confirmou que a fulana havia entrado, mas pede para não tocar o interfone para não “acordar as patroas”… Ligando no celular da fulana, ela disse que estava do outro lado de SP, presa no ônibus (curiosamente, o ônibus mais silencioso de SP)… Sei… E eu esperando a fulana para sair para trabalhar! Conclusão: cuidado com faxineiras que tb tem outros aptos para trabalhar no mesmo prédio. Estou tentando descobrir alguma empresa de limpeza, que se responsabilize por horários e método de trabalho. Ou simplesmente desistir !

  10. Paola

    Alessandra, vc é de São Paulo? Se for, eu posso te passar alguns contatos de empresas q eu andei pesquisando….
    Eu vou experimentar uma empresa de faxina a semana q vem, vamos ver…
    Vem duas faxineiras e elas fazem a limpeza em meio período (ainda mais que o meu apto. não é grande), tem contrato e não almoçam em casa, elas tem VR.
    Além disso, se eu tive alguma reclamação, a empresa conversa com a moça ou faz a troca de funcionária pra mim.
    Achei interessante!
    Pena só que eles não passam roupa, tem que pagar um valor a mais, não está incluso na faxina.
    Depois eu passo aqui para dar notícias se deu certo! eheheheh

  11. Marina Alves M.Pires

    TIVE UMA EMPREGADA QUE ME ROBOU DE JÓIAS CARAS A REMEDIO DE CÃES PARA PULGAS.vivia desconfaiada até que peguei roupas intimas dentro de sua bolsa,mandei embora e com muita raiva. Liguei p uma amiga de anos que é pobre e honesta que ficou de arrumar sua filha p trabalhar comigo,qual foi minha desgraça,ela me levou quase tudo de roupas a not book de meu filho toalhas de banho ….gota d´agua, vi sua irmã no facebook com meu vestido,pior falei c sua mãe e ela disse que iria devolver,antes dela me excluir eu tirei fotos agora vou fazer boletim de ocorrência e vê no que dá.Tô apavorada,pq não pede ?????dei tantas roupas, sandálias,presentes para os filhos e tb para mãe….estou revoltada me sentido subestimada……

    • Isa

      Minha mãe também pegou uma faxineira filha de uma mulher que ela conhece há anos e qual não foi sua surpresa ao constatar que sumiram umas jóias dela. Ela já roubou no primeiro dia em que esteve na minha mãe. Tomei as dores dela e liguei pra mãe da moça pra falar o que tinha acontecido e agora elas estão dizendo que vão nos processar por calúnia, é mole? Acho que já fizeram pensando em processar pra ganhar mais algum em cima da minha mãe. Não fizemos BO pois minha mãe não tem como provar a existência das jóias e nem que foi ela que roubou.

      • Isa

        Semana passada chegou a intimação para comparecermos à delegacia. A empregada prestou queixa e teremos que responder por calúnia!!! Pelo que andei lendo na internet o golpe é frequente: quando confrontadas vão prestar queixa por calúnia, talvez de olho numa indenização por danos morais.
        Que fique de alerta. O melhor é instalar câmeras em casa para ter provas.

      • Isa, contrate um advogado especializado no assunto. Eles estão acostumados a lidar com casos como o seu.

      • Isa

        Voltei pra contar o final da história: hoje foi a audiência no juizado e a criatura não compareceu! O advogado nos havia instruído a nos retratarmos pois assim o assunto morria ali, já que calúnia é um crime que em primeira instância permite retratação e assim o caso se extingue. Como ela não compareceu, o caso foi extinto sem retratação mesmo. Queria passar esta informação, pois caso alguém tenha passado por isto também, fique tranquila pois com retratação a vítima não pode insistir em um processo. Já em caso de injúria não é possível a retratação.

  12. Cilene

    È pensei que so eu passava por isso. Acabei de mandar embora uma faxineira. Em casa só tem eu e me filho de 7 anos. Sumiu do meu quarto dois aneis e um colar depérolas( ganhei do mei finado marido). Não tenho como provar ,mas em casa é so nos trÊs. Minha mãe ligou para ela pedindo de volta o colar, a msma nega na cara de pau. Fica me ligando quinhentas vezess ao dia, não atendo. E hoje apareceu com uma Ämiga; querendo conversar…soltei os cachorros e disse uqe se tentasse me procurar iria chamar a policia.

    • Oi querida!
      Realmente, só dá para acusar alguém se fizer como esta minha amiga ou tiver câmeras em casa. A mãe de uma coleguinha da minha filha tem quase um Big Brother em casa, mas nunca olhava as gravações, até começar a desconfiar de coisas sumindo. Quando ela foi rever as gravações, estava lá. Mesmo assim, mandou embora sem chamar a polícia. Até hoje, não entendo porque as pessoas roubam dentro do próprio emprego…

      • Daiane SP

        Eu tenho uma pergunta! Duvidas em relação a ter câmeras dentro de casa..
        Existe lei que iria beneficiar, defender de reclamar ou processar seu empregador porque esta sendo constrangida por trabalhar monitorada?
        Ahhh sou leiga neste assunto, mas receio porque tudo aqui no Brasil é inventado de ultima hora e dependendo das circunstancias pode ser a favor do interesse alheio! H
        Porque trabalhar para ganhar não, para que não é mesmo? Se pode ganhar em audiências…basta chorar e fazer teatrinhos ensaiados.
        Quero muito, desejo urgente colocar essas câmeras onde eu julgar necessário dentro de casa e que fiquem bem visíveis! Nada camuflado!
        Se houver quem possa contribuir com informações relevantes, escreva!
        Thanks!

      • Oi Daiane!
        A lei para câmeras funciona da mesma forma que em qualquer estabelecimento. Tem que ter avisos pela casa (Sorria, você está sendo filmado!) e deve ser avisado a qualquer empregado, de preferência, por escrito, com a assinatura deles dizendo que estão cientes do procedimento. Não pode ter câmeras em banheiros e no quarto de empregada. A medida é muito comum. Eu não colocaria porque não teria estômago para ver uma cena de roubo dentro da minha própria casa. No meu passado distante, sempre que desconfiava, mandava embora e ponto final.
        bj!

  13. Paola

    Cândida
    Ainda estou na procura pela empresa de limpeza!
    A que ficou de ir na minha casa simplesmente não apareceu! eheheheh
    Tem algumas empresas que cobram R$120, R$130 a faxina…
    Outras perdem a noção e é coisa de R$350, R$400 a faxina….
    Isso aqui em São Paulo, sem passar roupa e com os meus produtos de limpeza!
    Por enquanto estou feliz e sozinha, pq ando meio traumatizada…. ehehehe

    • Paula

      Paola, qual a empresa que não apareceu?Tb estou procurando uma e essa vou riscar da minha listinha…rs

      Bjos

      Paula

      • Paola

        Paula, foi a Biase, que fica em Suzano, mas atende também a cidade de São Paulo.
        Se vc encontrar uma empresa q faça um trabalho legal e por um valor aceitável, compartilha com a gente!
        Bjos!

  14. Tati

    Estou arrasada. Acabei de passar por isto. O duro é o medo que a gente fica de que algo aconteça com sua família. Não a denunciei à polícia, mas, a demiti. O pior é ter que suportar um serviço ruim, mas, ficar com elas pq as acham de confiança.

    • Paola

      Tati
      A minha mãe e a minha sogra estão nessa situação.
      Com as duas a idade está avançando e elas já não conseguem fazer o serviço doméstico como antes, e ambas possuem faxineiras que não fazem o serviço direito, mas continuam com elas.
      A minha mãe diz que é porque ela é de confiança…
      A minha sogra não confia na faxineira e evita deixá-la sozinha, mas diz que a mantém porque não aguenta as dores nas costas, a bursite, etc.
      É uma situação complicada!
      Quando o serviço está ruim, eu tento conversar e mostrar como ele deve ser feito, de boa… Tento isso mais de uma vez, geralmente….
      Se não der certo, é preciso dispensar….

      • Paola

        Eu tb não deixava a minha ex-faxineira sozinha em casa nem por decreto… Qdo ela ficava sozinha, terminava tudo correndo para ir embora cedo, desconfio que levava frutas da minha casa (pq sumiam de 8 a 10 frutas em cada vinda dela), sumiam cotonetes (q depois peguei cotonetes usados jogados no lixo da cozinha!!!!!!) e rolo de papel higiênico….
        Eu dispensei, mas a minha sogra continua com ela mesmo sem confiar, pois tem bursite e problemas de coluna, o q deixa tudo mais complicado!
        E pior: ela tem tentado dar uma de espertinha na sogra tb, acredito q é pq ela sacou q ela é dependente, aí ferrou…. ehehehehe

  15. Hugmara

    (…..),olá para todas, é incrivel o que passamos sem ter a menor desconfiança, já passai por três faxineiras e fui roubada por duas, a penúltima e a atual. O meu dilema começou quando ela sumiu com meus talheres e o talher infantil da minha filha, meu Deus só entra ela e nós em casa, então como tem a cara-de-pau de dizer que não viu e nem sabe,estou pensando em dar uma “empressada” nela para ver se confessa, mais não sei se vai adiantar, ela é ótima faxineira, mais vejo que terei que mandá-la embora porque não posso correr mais um risco de furto.

    • Oi querida!
      Não faça isto, é bobagem e você pode ser processada por calúnia. O melhor é trocar, pois quando a confiança acaba, nunca mais será restabelecida e você não vai manter alguém assim só porque a faxina é boa. Existem boas profissionais e que não roubam.
      bj!

  16. nadine

    Infelizmente eu e minha família confiamos 100% em uma emprega. Quando meu pai foi transferido para a alemanha por um período de um ano nao quisemos alugar e nem vender a casa, e como moramos em um condômino fechado, minha mae resolveu deixar a casa sozinha, e fez um acordo com a emprega que ela viria limpar a casa, abrir as janelas e molhar as plantas nesse período. Quando voltamos para o brasil, muitas roupas minhas e da minha irma haviam sumido, (coisas q eu nem lembrava que tinha, mais depois lembrava vendo fotos). Achamos estranho e quando perguntávamos a roupa simplesmente aparecia cheirosa e passada no nosso guarda roupa. Hoje minha mãe vai demiti-la e vamos tentar outra….Nossa casa eh grande e minha mae naum da conta sozinha, eu trabalho e minha irma esta sempre estudando para o vestibular. E meu pai não quer colocar câmeras na casa….Nao sabemos o que fazer…

    • Minha passou por uma situação semelhante. Ela se mudou para os Estados Unidos e deixou a casa com o caseiro, que morava lá e cuidava de tudo. Moral da história: tinha festa todo final de semana e o que não estava quebrado, estava sumido. Decidiu vender a casa quando descobriu. Por melhor que seja o empregado, este tipo de coisa nunca dá certo. Não se preocupe em ter este problema novamente porque agora vocês estão de volta, mas não acho ruim colocar as câmeras. O mais importante é que a empregada nova tem que ser comunicada da localização das câmeras e assinar um documento que lista onde elas estão. Relaxe, não coloque a carga dos problemas da empregada anterior na que está entrando.

  17. Gabrielle

    Ola, feliz ou infelizmente achei aqui pessoas que passaram ou estao passando pelo mesmo que eu.
    Minha empregada trabalha aqui em casa ha um ano. Faz tempo que estou notando roupas sumindo. Principalmente roupas do meu marido.
    Na ultima semana notei a falta de uns oculos escuros Ray-Ban, e um brinquedo do meu filho.
    Sem querer achei a dita cuja no facebook!! A foto de capa dela [e a foto do marido com o meu oculos e um relogio do meu marido, que custa mais de mil reais. Fiz uma geral na minha casa, e descobri que ela levou 4 relogios, (que ficavam guardados), e 4 oculos. Fora as roupas que sumiram e os brinquedos do meu filho de 2 anos. Sem contar td que eu ajudei ela, dei dinheiro, roupas….
    Amanha cedo vou me informar com um advogado trabalhista, para saber quais sáo meus direitos, e se consigo reaver as minhas coisas, pelo menos as de maior valor.
    Vai ser dificil colocar outra pessoa para trabalhar aqui. Fico fora o dia todo.
    E isso…. triste, triste, triste!!!

    • É triste mesmo, mas ladrão é ladrão, empregada é empregada. Essas pessoas, normalmente, se empregam só para roubar, são ladras. A melhor coisa que você pode fazer é consultar um advogado. E na próxima contratação, faça como as empresas, coloque câmeras e guarde o mais importante em cofres. Esta relação deve ser profissional. Quanto mais se age como as empresas, menos risco se corre.

    • Isa

      Não esquece de dar print screen nestas fotos do face dela. Boa sorte!

    • Tania Saraiva

      Estou na mesma situação, viagem com minha família 15 dias fora falei para empregada aproveita para colocar a casa em ordem limpar todos os detalhes. Quando cheguei a casa esta imunda fique chocada fui ate a portaria para ver se ela tinha vindo todos os dias ela veio todos os dias mas sai 12hs se a minha casa estivesse limpa tudo bem mas nao estava. Ai veio a surpresa ela comentou coma minha filha que a filha dela tinha facebook para ela achar a filha dela, minha filha achou a dela so que as fotos foram todas tiradas na minha casa a filha dela no quarto da minha filha na cama da minha filha com as roupas da minha filha mexendo nas maquiagem da minha filha, fiquei muito triste pois gosto dela e nunca desconfie de nada se ela tivesse me falado vou trazer a minha filha para me ajudar ou para ela não ficar sozinha nas ferias eu teria aceitado mas mexer nas minhas coisas.
      No outro dia esperei ela chegar e falei de cara sua filha aqui na minha ausência ela falou imagina ai mostrei as fotos ela falou que fez a mesma decoração no quarto da filha eu falei tem certeza ela garantiu ai perguntei e este vestido sua filha tem um igual ela falou tem sim perguntei umas 5x tem certeza ela falou sim então falei traga ele amanha para eu ver, antes de eu sair ainda ressaltei não esqueça o vestido ela me olhou e falou vou trazer. Se ela tivesse me falado a verdade quando perguntei daria uma nova chance pois ela ficaria esperta e nao faria de novo eu acho. Liguei para minha mae que super gosta dela contei a situação minha mae ficou com do dela e ligou para ela para pedir satisfação ela falou a verdade para minha mae que estava envergonhada e nao teve coragem de me confirmar logo depois a empregada me mandou uma mensagem pedindo perdão. Estou chateada sera que ela merece uma nova chance? Fico pensando na dificuldade de encontra alguém não sei o que fazer me ajudem..

      • Oi Tânia!
        Ela roubou, então, duvido que você volte a confiar nela… para a próxima faxineira, coloque câmeras pela casa. E avise a ela, como manda e lei.

  18. Paola

    Gabrielle, boa sorte e espero q vc consiga a melhor solução para o eu caso…
    Para evitar maiores problemas, eu guardo trancadas (pode ser em um cofre, uma gaveta com chave ou até uma frasqueira com chave tb) tudo o q for de mais valor, como jóias e relógios caros.
    Não deixo folhas de cheque de bobeira tb.
    Dessa forma, se sumir alguma coisa, será algo de um valor menor.
    Para q vc não tenha transtornos, faça isso para evitar dores de cabeça com todas as próximas empregadas ou faxineiras, mesmo q vc acredite q sejam de confiança.

  19. M Claudia

    Infelizmente quando coisas de valor afetivo ou monetário somem, outras já foram furtadas antes. A doméstica totalmente sem noção faz coisas que logo são percebidas. Mas a doméstica “escolada” vai testando a patroa antes. Coloca agua em todos os produtos de limpeza pra parecer que não esta gastando e leva o produto concentrado embora. Faz isso também com shampoo e perfume. Percebi que produtos de limpeza coloridos e no frasco transparente não eram furtados porque a diluição com agua fica óbvia demais. Se ela tiver de esfregar banheiro com agua porque levou o produto embora, vai pensar duas vezes. É só não ter um produto novo fechado no armario. Com relação a comida, fica bem mais difícil controlar, se a casa tiver muita gente. Não autorizo a pegar coisas na despensa, arrumar armarios, e jogar coisas fora. Perdi 4 latas de capuccino fechadas porque a “prestativa” jurou que estavam fora da validade e “jogou fora”. Já me levaram papel A4, canetas, lápis, cartuchos de impressora, papel higienico, fosforos, sabonete, sacos de lixo pregadores de roupa, suportes para ovos na geladeira, espatulas de silicone, potes de plastico, pano de prato, alho, cebola, oleo, azeite e até carne. Achei um saco de carne moida escondida prontinha para ser levada no final do dia.
    Esta mesma “prestativa escolada” sempre fez questão de devolver moedinhas e trocos encontrados nas roupas ou nos cantos da casa, colocar cartões e documentos sobre a mesa e devolver chaves no lugar certo. Pra parecer “de confiança”.
    Tem mais, na minha casa tem cameras em tooooooooooodaaaaaaa area comum com gravação de video inclusive. Nem isso inibiu. Elas ficam na certeza de que você não vai se dar ao trabalho de checar, o que realmente é chato, mas serve pra confrontar e acabar com a história da “calúnia”.
    O que é pior, este tipo de furto só se enquadra em “quebra de confiança” e praticamente nunca dá em nada se for levado à polícia.
    Minha sugestão é:
    Diarista com referencia ou agencia (vc tem com quem reclamar).
    Nunca a deixe sozinha em casa.
    Cameras ajudam sim, se puder coloque e cheque-as.
    Abundancia de coisas à vista e arrumação de armarios é péssima ideia.
    Se tudo isso for muito complicado, então o jeito é limpar a propria sujeira.
    A roupa mando pra lavanderia com rol, se algo não voltar eles tem de prestar contas.
    Uma cozinheira faz congelados pra mim ocasionalmente e eu uso todas as maquinas possiveis pra facilitar a vida, quando faço alguma limpeza ou comida.
    Bom mesmo seria não precisar delas nunca! Meu futuro se Deus quiser é morar num apto mínimo com serviço de hotelaria, tipo apart e comer no restaurante a quilo.
    Enquanto não posso fazer isso, vou me virando como descrevi.
    Boa sorte a todas!

    • Cansada

      M Claudia,
      Suas dicas são ótimas. Infelizmente temos que pensar em tudo, desse jeito. Fico imaginando como é para quem tem crianças muito pequenas e depende desse tipo de serviço – é um pavor que tenho do futuro, pois estou completamente traumatizada por uma péssima experiência anterior…
      Abraços

  20. Dita

    Oi,
    Bom, hoje depois de desconfiar da minha empregada decidi chama-la para uma conversa.
    Daqui de casa sumiu dinheiro e mais recentemente o meu bracelete da Hermes.
    Enfim, não tinha como acusá-la do dinheiro,tivemos uma fase de mudança e visitas na casa então havia chance de mais suspeitas além dela.
    Durante a conversa (muitooo verde jogado), disse que alguns moveis da casa tinham camera embutida, e que se ela tivesse algo para me dizer seria melhor ser dito durante a conversa, pois depois caberia ao meu marido “tomar as atitudes cabiveis”.
    Eis que surge o meu bracelete!!! Sobre o dinheiro ela disse não saber, pra se sincera acreditei. Mas no mesmo momento a dispensei,

    Abraços

  21. Danielle

    Ai gente, estou adoranto isso aqui… vou mostrar para o meu marido que vez por outra poe a culpa em mim das pirraças na nossa empregada. Pelo menos ela nunca nos roubou nada! Estou lavando a alma aqui!

  22. Renata

    Eu, por menos estou mandando a daqui de casa embora. Primeiro ela trabalhou como diarista durante 2 meses. E eu comecei a sentir falta de uma blusa minha e de pacotes de biscoito do meu filho. Mas é aquilo, não tinha muita certeza de nada e mandei ela embora mesmo assim. Só que vieram outras diaristas e nenhuma trabalhou tão bem como ela trabalhava. Aí, meu marido, pediu pra que ela voltasse e eu aceitei, realmente ela trabalha mto bem, e como eu não tinha certeza de nada… mas, logo na primeira semana ela levou um pacote de biscoito do meu filho. Meu marido não quer que eu a mande embora por isso. Mas eu fico pensando, se na primeira semana já foi assim, imagina se ficar mais tempo???

    • Oi querida!
      Lógico que a volta dela não vai dar certo, você tem uma ladra em casa! Converse melhor com seu marido, para ele prezar pela segurança da família e ser menos exigente com a limpeza. Quando ela começar a roubar coisas dele para dar para o namorado, ele vai mudar de ideia…

      • Renata

        Vc está certa querida, mandamos ela embora novamente. O problema do meu marido é que ele é mto exigente mesmo com limpeza e se elas não limpam direito acaba sobrando reclamações em cima de mim… Tá difícil arrumar uma diarista ou empregada ou qq outra coisa…

  23. Sandra Engel

    Genteeeeee….que delícia encontrar vcs aqui….
    Estou com medo….mas vejo que algumas de vcs já passaram por esta situação…
    Fiquei com uma diarista, 2 vezes por semana…durante 1 mês…
    Moramos aqui eu e meu filho apenas…ele vai fazer 8…
    Ela veio por indicação…pré viagem….
    Pedi para que ela colocasse os armários em dia e desse “uma geral” em casa…para que quando chegássemos estivesse “tudo legal”…
    Pois bem…dia 24 de dezembro…ela veio me mostrar em seu celular…a foto dos filhos…
    Acho que fiquei pálida…verde…roxa……ou ver que o filho dela estava usando uma blusa do meu filho….
    Fiquei quieta…mas claroooooo…..a confiança acabou…
    Fiquei com ela este mês por “comodismo”….por estar com problema de saúde enfim…
    Esta semana ela faltou e não ligou ao menos para avisar ou dar alguma satisfação…
    A dispensei…e contei para quem a indicou o que ocorreu com a blusa do meu filho…etc…
    Hoje ela veio com uma desculpa por ter faltado….e com todo jeitinho…disse que na foto de dezembro, vi, na foto que ela mostrou, o filho dela usando a blusa do meu filho…..
    Ela saiu chorando….e disse que “nunca roubou” anda de ninguem…
    Disse que virá na segudna feira receber seu dia trabalhado(ela trabalhou 1 mês e 1 dia)….
    Perguntinhas…me ajudem…..
    -que façooooooooooo!!?!?!
    -Ela pode me acusar de calúnia?!!?falso testemunho!?!?
    -Devia ter fotografado o celu dela….NÃO TENHO COMO PROVAR O QUE VI….
    -1 mês dá vínculo empregatício?!!?
    -Devo fazê-la assinar que recebeu!?!?
    SOSSSSSSSSSS……e super beijão para todas..:)))

    • Oi!
      Vamos por partes:
      – Ela pode lhe acusar de calúnia sim. Converse com um advogado. Eu sempre falo que não vale à pena falar essas coisas. Ou você envolve a polícia e faz um flagrante, se tiver provas, ou manda embora e segue a vida. Juiz, normalmente, só leva em consideração filmagem do roubo e, mesmo assim, só se você tiver comunicado a ela, oficialmente, que tem câmeras em casa.
      – Um mês de trabalho pode ser contado como período de experiência, mas, de qualquer forma, tem que ser registrado em carteira. Só que duas vezes por semana não configura vínculo, você só registra se quiser, apenas à partir de três vezes é obrigatório.
      – Tudo que ela receber tem de ser assinado. E deve ser assim com qualquer empregado. Compra aqueles recibos de papelaria mesmo, para empregado doméstico, senão ela pode alegar que você, além de outras as acusações, não pagou as diárias. Mesmo assinando carteira, é preciso ter recibos de qualquer pagamento.
      bj e boa sorte!

  24. Ana

    Ana

    Senti um certo alivio em perceber que meu problema com empregadas nao era “psicologico’ como me fez crer minha analista.
    Com a ultima, confiei feito um naufrago que se agarra numa esperanca,porem acabo de constatar que roubou uma colherinha de cafe de prata…
    Pronto,o sinal vermelho acendeu,la se vai minha ultima tentativa ,nao passo pelo que ja passei nunca mais… Adeus esperancad de ter empregada ou diarista. Eh uma pena,mas nao conheci nenhuma que valhesse a pena, afora o risco.

    • Se você falou da empregada com o analista, seu caso é grave! Não é um relação fácil, senão eu não teria feito um blog só sobre este tema, mas não pode ser capaz de lhe tirar o equilíbrio. Não coloque tanta expectativa nesta prestação de serviços, encare ela como um restaurante, onde tem dia que o garçom atende bem, tem dia que não. A diferença é que no caso da empregada, você pode fazer reuniões de alinhamento. Não faço ideia como você descobriu que sumiu uma colherinha, pois eu jamais perceberia! Se você consegue ficar sem faxineira, tudo bem, mas se sentir necessidade de voltar a ter, pense na possibilidade de colocar câmeras na casa, mas saiba que você deve avisar no dia da contratação e fazê-la assinar um documento de que está ciente das câmeras instaladas na casa. Também é importante tem dados como cópia da conta de água/luz/gás/telefone no nome dela. Jogo limpo costuma inibir 99% dos roubos, porque quem se emprega para roubar, desiste rápido do emprego, pois é ladra e não faxineira.

  25. Carol

    Estou aqui lendo os comentários de vocês pois minha mãe está passando por isso nesse exato momento na casa dela.
    Ela fica fora o dia todo a trabalho e por isso tem uma cozinheira, uma lavadeira e uma arrumadeira. Acontece que a cozinheira entrou recentemente e algumas coisas começaram a sumir… Umas blusas… Aí, semana passada ela me olhou com um casaco bonito que eu estava e me perguntou se eu não tinha nenhum casaco pra dar ela… Confesso q senti uma coisa ruim no jeito de ela pedir sabe, um ressentimento por eu ter e ela não… Não sei… Quando foi anteontem a lavadeira estava procurando o sabão em pó líquido e encontrou dentro de uma sacolinha enfiado num cesto d roupas… Ontem minha mãe procurou uma calça caríssima e nada de achar… Resolveu colocar todo mundo pra procurar hoje e falou q seu a calça e as blusas não aparecerem até amanhã ela vai fazer um B.O. A tal, esperou minha mãe sair de casa pra passar mal e falar q não pegou nada, passou a mão nas coisas dela e saiu, no início da manhã… O que vcs acham dessa atitude? É ou não é suspeita? Será que ela foi buscar as coisas na casa dela?

    • Carol, a atitude dela é padrão. Espere ela voltar, se voltar, e demita imediatamente, com ou sem roupas. Você não tem como provar, porque não tem câmeras na casa, e as outras duas empregadas serão acusadas por ela nos depoimentos. Não vai dar em nada… elas costumam deixar as coisas escondidas dentro da casa, por alguns dias, para ver se o patrão dará falta. Com dinheiro, elas costumam esconder dentro de fronhas, por um ou dois dias, até ver se alguém reclamará. Essa moça é acintosa, pois ela roubou mesmo com outras duas empregadas em casa! A ideia dela é realmente colocar a culpa nas outras. Ela sabe o que está fazendo, deve ser ladra profissional…

Deixe uma resposta

