A volta da faxineira

Decidimos que a rotina de casa estava muito pesada e votamos pela volta da faxineira. Já fazia um ano e meio que estávamos sem ninguém e a chegada de mais um cachorro (que veio por doação, ou seja, aprontou todas em outras casas, já que cachorro educado ninguém doa!) complicou a rotina.

Decidimos pela esposa de um conhecido, para eliminar a questão da desconfiança. Uma vez por semana, apenas. No primeiro mês já foram dois itens quebrados, um deles caríssimo… sem contar que ela esqueceu o gato trancado no meu quarto e ele mijou toda minha cama. Não é fácil lidar com empregados domésticos, com certeza, mas eu tive que colocar na balança os prós e contras. Estávamos todos cansados. Venho ajustando as coisas com ela desde então e não aconteceu mais nada de grave.

Ainda morro de medo do manuseio de itens caros. Cheguei em casa de viagem e encontrei o tapete persa no quarto da minha filha, aquele local que recebe adolescentes com bala, pipoca e refrigerante! Não a culpo de não saber o que significa aquele item, só não entendo porque ele foi trocado de lugar sem me perguntar…

Bom, entre mortos e feridos, estamos indo bem. Mas eu evito áreas de atrito. Nada de porcelana ou cristal. Não deixo para ela lavar nenhum desses itens, pois percebi, da pior forma possível, que ela tem mão pesada. Mas isto tem uma vantagem: ela lava banheiros muito melhor que eu!

10 Comentários

Arquivado em Uncategorized

10 Respostas para “A volta da faxineira

  1. Paola

    Boa sorte com a moça nova, q dê tudo certo! ^^

  2. Darlene

    Lendo este comentário, pensei que eu é que o tinha escrito, por tantas coincidências. A única coisa que difere, é que a minha faxineira quebrou a pia do banheiro. Pia de granito kkk e disse que quando chegou já estava quebrada. Conclusão: está lá colada com Araldite e eu continuo contando com os trabalho dela. Estou poupando minha coluna. Prefiro limpar as sobras de sujeiras do que ela limpou do que limpar tudo sozinha. Para evitar maiores prejuízos, procuro evitar que ela manuseie peças mais caras. E vamos nós!

  3. regina

    Olha eu tenho uma dúvida… juro que não sei como proceder.
    Minha diarista vive comparando as coisas dela com as minhas, tipo: roupas perfume, tênis do filho etc… Não é pré conceito só fico pensando como que uma pessoa que fala que não tem casa própria para morar compra roupas, sapatos de grife??? E vem debater o assunto comigo, porque ela pagou $$$ tanto por tal produto… fico chocada sem reação, olhando para a cara da pessoa. Outro dia cheguei em casa e senti um cheiro forte de um perfume meu, e logo achei que ela tivesse quebrado o frasco, fui até o closed olhei e vi que estavam todos lá, então perguntei??? ela me respondeu que esperimentou um pouco porque achou o frasco bonito, e queria saber se era bom o perfume, para então comprar um igual. Sei que ela foi honesta em falar, mas me sinto incomodada com a situação. Alguém aí já passou por isso???
    Obrigada

    • Olá!
      Nunca passei por uma situação como esta, mas a minha última empregada começou a usar os perfumes de minha filha e dizer que tinha comprado igual na feira. Realmente, existem falsificações de muitos perfumes, com a mesma essência do original, mas sem o mesmo fixador, claro. O problema foi no dia em que ela usou um perfume que ninguém conhece no Brasil e que já estava descontinuado no mundo… foi um dos motivos pelos quais eu desisti de ter empregada. Esse círculo de mentira dentro de casa é insuportável para mim.

  4. luhnacasinha

    Oi, gostei muito do seu blog, quando morava na casa dos pais tive minha mãe tinha empregada doméstica todos os dias era bom pq eu quase não fazia nada, porém não tínhamos privacidade e ela era muito entrona, eu não gostava, depois que casei e me mudei pra minha casa arrumei uma faxineira uma vez por semana, ela simplesmente limpa a casa e a cada 15 dias passa roupa, quando a fui contratar ela já disse que não cozinha, que não lava louça, não limpa fogão, não guarda roupa e nem limpa dentro dos armários e eu falei, tudo bem, vc trás sua comida de casa. Eu faço minha parte, ela nunca precisou arrumar uma cama minha nem lavar um copo meu, ela cumpre a parte dela não tão bem como cumpro a minha, mas, é satisfatório pq levo em consideração que nunca quebrou nada em minha casa e nunca senti que pegou algo emprestado e tb pq ela tem palavra se fala que vem ela vem, mesmo se tiver caindo o mundo de água ela vem.

  5. ANA

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE CONTINUA ESCREVENDO, GOSTO MUITO DOS SEUS POSTS.
    ANA.

  6. Tenho tanta experiência com empregadas domésticas que ao ler os posts e comentários por aqui me senti o mais calejado do mundo. Não desfazendo do sofrimento alheio mas eu dei azar mesmo viu…

    Estive fazendo uma lista e em 6 anos passaram pela minha casa mais de 20 funcionárias… entre loucas e malucas… até uma ex prostituta eu tive trabalhando em casa (descobri da pior forma possível).

    Se posso contar com uma sorte foi que nunca fui processado.
    Mas tenho absoluta certeza que você iria ficar chocada com as histórias que aconteceram aqui em casa.

    Adoro o blog (caso não tenha ficado claro)

  7. Daiane SP/Capital

    Eu também sinto falta dos seus posts!
    Também tenho inúmeros “causos para contar…
    Lá vou eu.
    Segura essa kkkk.

    Marquei por 4X seguidos na mesma semana com diferentes diaristas.
    Nenhuma apareceu. Sequer uma mensagem de aviso por desistência.
    Até pensei…será que estou famosa? Hahahahaha ninguém mais quer trabalhar para uma azarada como eu?

    Unf!.

    Okay… passou.

    Até que achei ontem uma…

    Marquei pelo site de classificado gratuito. Conversamos pelo whats e por telefone.
    Combinado foi ela chegar na minha casa as 7hrs da manhã para ser liberada por volta das 13hrs.
    Primeiro contato, por motivos óbvios não iria confiar a casa na mão de uma pessoa desconhecida.

    Ela chegou…pasme!!!! As 5h40 da manhã.
    Levei um susto. Pulei da cama quando ouvi o interfone tocar. Imaginei mil e uma coisa…menos que a diarista estava na portaria!
    Pois bem, até meu marido disse que parecia se tratar de uma pessoa esforçada e merecia receber à mais que o combinado.
    Fiquei meia balançada…quem já leu comentários meus anteriores sabe que sempre me estrepo com essa categoria de profissionais.
    Tá bom. Após cumprimentos…verifiquei documentos…ela trocou a roupa…mostrei o serviço a ser realizado. Separei o material de limpeza e…começou pelo primeiro banheiro. Ela estava lavando normal por dentro do box…eu organizando as gavetas e meio que observando ela…
    Aí ela lavou o sanitário e disse que iria levar a escova de cabo para o tanque…
    Não entendi direito. Fiquei no corredor olhando… Peguei ela no flagra no fundo da lavanderia secando com a toalha de banho estendida no varal.
    Isso mesmo. Sabe aquele negocio que lava dentro da privada que tem um cabo? Não sei o nome daquilo. Mas era isso que ela disse ir lavar no tanque…Sacanagem..
    Chamei atenção dela…peguei a toalha e coloquei de molho em água fervente no balde.

    Ela voltou para o banheiro…
    De novo. ..mais uma falha. Eu vi ela usando a bucha macia para lavar o assento. Normal. Mas a mesma bucha para lavar a pia do lavabo?
    Aff… ali tem exposto perfumes…tem o gabinete..Nada ver misturar uma coisa com a outra. Principalmente material de higiene.

    Deixei para lá o banheiro. Vi que ia dar merd*.
    Mandei ela para sacada.

    Expliquei para ela o que fazer. Tirar as plantas do lugar, limpar folhas caídas antes de lavar o piso, regar as plantas e colocar elas para tomar sol em cima da pilastra (sacada).

    Não fez nada do que eu pedi. Mesmo tendo explicado em detalhes.

    Lavou o piso mas jogou água com tudo e com a vassoura espirrou água na parede. Não secou o azulejo. Fez a maior lambança com as folhas. Aí fui lá… mostrei para ela o que não foi capaz de fazer.

    Sabe a pérola que ouvi?
    – A senhora sempre ajuda suas diaristas?

    Nossa. Que raiva.

    Tirei o dinheiro da carteira e falei para ela se trocar e ir embora.

    Não sou mais a Daiane de antes. Paciência zero.

    Bjs! Bjs! Bjs!

Deixe uma resposta

